sábado, 12 de julho de 2008

■■■DIA MUNDIAL DO ROCK■■■

Se fosse para eleger um estilo musical conhecido no mundo todo, que tivesse influenciado gerações e quebrado muitos tabus, este estilo com certeza seria o Rock! Por isso, não é à toa que há um dia especialmente dedicado a ele.

Faz 23 anos que, no dia 13 de julho, é celebrado o Dia Internacional do Rock. A escolha desta data não foi aleatória. No ano de 1985, o vocalista da banda Boomtown Rats, Bob Geldof, organizou um mega show, o Live Aid, para arrecadar fundos e contribuir para o combate a miséria e a fome na África.

O Live Aid contou com a participação de grandes nomes do rock e do pop mundial como Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Elvis Costello, Black Sabbath, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, The Who, Santana, Madonna, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, Beach Boys, entre outros.

Em 2005, Bob Geldof, apoiado por Bono Vox, voltou a organizar um grande evento beneficente, o Live 8, que pedia o perdão da dívida externa dos países mais pobres do mundo.

As Mutações do Rock e sua Época

Dos anos 50 até hoje, o gênero musical mais popular do mundo passou e ainda passa por muitas transformações e misturas, originando dessas experimentações outras sonoridades e novos estilos.

Para o Especial do Dia Mundial do Rock, tivemos a missão de contar um pouco da história e curiosidades de alguns estilos que marcaram época:
Rockabilly, Clássico, Folk, Progressivo, Punk, New Wave, Hard Rock, Metal, Glam Rock, Gótico, Hardcore, Indie, Grunge, New Metal.

Esta enumeração de tendências, por mais sintética que tente ser, irá continuar infinitamente. Nas garagens dos países industrializados ou nos quintais do terceiro mundo, o rock brota sem parar, aberto cada vez mais para todo o tipo de influências e de fusões.
*Crédito: Mayara de Bona

Um comentário:

Unknown disse...

Oi gente!
Como dia 13 é o Dia Mundial do Rock, a T-Brasil separou o que tem de melhor em camisetas que falam sobre o assunto! Dêem uma olhada no meu álbum do Orkut (Gabi T-Brasil), nos modelos! Todos eles estão com 20% de desconto!

Related Posts with Thumbnails